Teoria de aprendizagem humanista da Casa de Educação Popular
Resumo
A Casa de Educação Popular adotou o método de educação construtivista para educar as pessoas de baixa classe que residem no município de Altamira no Pará, no Cursinho Popular já são mais de 800 aprovados apenas em universidades públicas; modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) mais de 200 certificados entregues.
A Casa de Educação Popular adotou o método de educação construtivista para educar as pessoas de baixa classe que residem no município de Altamira no Pará, no Cursinho Popular já são mais de 800 aprovados apenas em universidades públicas; modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) mais de 200 certificados entregues.
Introdução
Em 2009 foi elaborado um projeto para capacitar
pessoas da classe trabalhadora para entrar em universidades públicas, onde no
local que foi fundado
ocorria o contrário, pois pessoas de alta classe ocupavam o lugar em
universidades públicas e os de baixa classe acabavam entrando em universidades
privadas. Após três anos, os fundadores satisfeitos com os resultados decidiram
deixar de ser apenas um projeto e avançar à criação de uma associação; criando
assim a Associação Comunitária Casa de Educação Popular.
Como na França, ocorreu a revolução desse país,
pois uma vez que a burguesia no poder não deixava a população satisfeita, os
ricos de alta classe que dominavam o país ao passar do tempo perderam a
popularidade para o povo de baixa classe, fazendo com que uma grande massa
desse povo criassem rancor da mesmice do poder do país fazendo manifestos, guerras e o fizeram correram atrás do direito que ao passar do tempo foi adquirido por
eles. Mulheres a frente de guerras, homens pobres ou desempregados apoiando e
fazendo com que a classe de baixa influência no poder passasse a ser o próprio poder do
país; e este grande movimento da sociedade ficou conhecido como movimento
popular.
A Casa de Educação
Popular passou a ser associação em 11/09/2012.
A Escola Comunitária
Casa de Educação Popular em Altamira foi fundada em 2012, com o
intuito de contribuir para formação crítica de determinada pessoa, uma
vez que este não possui o conhecimento de o que seria, ou passaria a ser uma
determinada teoria de ensino e da aprendizagem. Apresentada para o educando,
ele teria o saber de como eles conseguiriam ter o interesse em querer aprender;
ao contrário da educação tradicional, onde os educadores não estão preocupados
em educarem os alunos, e sim em apenas transmitir o assunto que estar no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) da
escola.
O educador Paulo Freire pressupõe que ao adotar
o método de educação humanista, “O educador democrático não pode negar-se o dever
de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua
curiosidade, sua insubmissão”( FREIRE,1996, p. 28), pois no método de ensino
tradicional não existe uma forma diferenciada que influencia no saber crítico
do aluno.
Desenvolvimento
Ao pensar em métodos que poderiam ser usados na
Associação Casa de Educação Popular(ACEP) Fábio Barros (Primeiro diretor da
associação) decidiu que o método construtivista poderia ajudar os educandos
além de uma forma mais objetiva, mais ampla, que faria alunos terem maior senso
crítico, porém há 3 teorias de aprendizagem: behaviorismo, humanismo e
cognitivismo.
Uma vez que os educandos têm noção das teorias de
ensino, eles obtêm o interesse em aprender, pois além de ser um assunto que
induz educandos saber, induz também em praticar o construtivismo. Quando
crianças, temos pouco saber de o que é e (ou) como funciona o mundo, porém este
conhecimento é adquirido com o passar do tempo que formos vivendo nele, e sem
percebermos desenvolvemos zona cognitiva que havíamos obtido desde quando
viemos ao mundo. Jean Piaget estudou e gerou a teoria do desenvolvimento
cognitivo em crianças, mas assim como nelas, o nosso desenvolvimento cognitivo
está em constante evolução, pois estamos aprendendo coisas novas há todos os
momentos, e como nas crianças a fase operacional formal ocorre de forma eficaz
após a fase operacional concreta deixando de lado todo o achismo que as
atividades mentais e as formas de aprendizado ocorrem de formas diferenciadas uma da outra. Esta
teoria de aprendizagem é denominada cognitivismo.
O Behaviorismo é a ciência que estuda o comportamento dos seres vivos, e com isto, praticando esta ciência o construtivismo encontra varias falhas em relação a concepção de homem do Behaviorismo Radical, e com isto não se torna o método de educação ideal para uma escola que é para o povo de todas as classes sociais e físicas. Além do mais o construtivismo é uma teoria de aprendizagem que na concepção de muitos, não dá certo, entretanto, ‘teoria de ensino é uma explicação racional sobre uma forma de organizar condições de ensino, para que determinadas aprendizagens ocorram com eficácia’.
O
humanismo é um método de educação que pode tanto ajudar quanto transformar
pessoas tanto na educação formal quanto na informal, pois como diz o professor
Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo, educação transforma pessoas,
pessoas transformam o mundo.”, e é esta mesma educação que pode ser repassada
em pessoas, que além de servir pra a pessoa que está sendo educada, serve
também para quem está educando, além disso é um método que possui alguns
requisitos para dar certo(Figura 1, 2). Por isso que os fundadores da
Associação e alguns educadores decidiram adotar o método de educação humanista.
Imagens:
(Figura 1, Dinâmica inicial educacional com educandos do Cursinho Popular) BALESTRE, R.S (2019) |
(Figura 2, Aula dinâmica, com sala organizada em círculo) BALESTRE, R.S (2019) |
Referências
CHÂTEAU,
Jean. Os grandes pedagogistas. ed.133. São Paulo: editora , 1908.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FARIA,
Wilson de. Teorias de ensino e planejamento pedagógico. São Paulo, 1987.
BARROS, F. J. T.
BARROS, F. J. T.
Por Ramires Santos Balestre
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