Teoria de aprendizagem humanista da Casa de Educação Popular

Resumo

A Casa de Educação Popular adotou o método de educação construtivista para educar as pessoas de baixa classe que residem no município de Altamira no Pará, no Cursinho Popular já são mais de 800 aprovados apenas em universidades públicas; modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) mais de 200 certificados entregues.









         Introdução


Em 2009 foi elaborado um projeto para capacitar pessoas da classe trabalhadora para entrar em universidades públicas, onde no local que foi fundado ocorria o contrário, pois pessoas de alta classe ocupavam o lugar em universidades públicas e os de baixa classe acabavam entrando em universidades privadas. Após três anos, os fundadores satisfeitos com os resultados decidiram deixar de ser apenas um projeto e avançar à criação de uma associação; criando assim a Associação Comunitária Casa de Educação Popular.
Como na França, ocorreu a revolução desse país, pois uma vez que a burguesia no poder não deixava a população satisfeita, os ricos de alta classe que dominavam o país ao passar do tempo perderam a popularidade para o povo de baixa classe, fazendo com que uma grande massa desse povo criassem rancor da mesmice do poder do país fazendo manifestos, guerras e o fizeram correram atrás do direito que ao passar do tempo foi adquirido por eles. Mulheres a frente de guerras, homens pobres ou desempregados apoiando e fazendo com que a classe de baixa influência no poder passasse a ser o próprio poder do país; e este grande movimento da sociedade ficou conhecido como movimento popular.
A Casa de Educação Popular passou a ser associação em 11/09/2012.
A Escola Comunitária Casa de Educação Popular em Altamira foi fundada em 2012, com o intuito de contribuir para formação crítica de determinada pessoa, uma vez que este não possui o conhecimento de o que seria, ou passaria a ser uma determinada teoria de ensino e da aprendizagem. Apresentada para o educando, ele teria o saber de como eles conseguiriam ter o interesse em querer aprender; ao contrário da educação tradicional, onde os educadores não estão preocupados em educarem os alunos, e sim em apenas transmitir o assunto que estar no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) da escola.
O educador Paulo Freire pressupõe que ao adotar o método de educação humanista, “O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”( FREIRE,1996, p. 28), pois no método de ensino tradicional não existe uma forma diferenciada que influencia no saber crítico do aluno.
Desenvolvimento
Ao pensar em métodos que poderiam ser usados na Associação Casa de Educação Popular(ACEP) Fábio Barros (Primeiro diretor da associação) decidiu que o método construtivista poderia ajudar os educandos além de uma forma mais objetiva, mais ampla, que faria alunos terem maior senso crítico, porém há 3 teorias de aprendizagem: behaviorismo, humanismo e cognitivismo.
Uma vez que os educandos têm noção das teorias de ensino, eles obtêm o interesse em aprender, pois além de ser um assunto que induz educandos saber, induz também em praticar o construtivismo. Quando crianças, temos pouco saber de o que é e (ou) como funciona o mundo, porém este conhecimento é adquirido com o passar do tempo que formos vivendo nele, e sem percebermos desenvolvemos zona cognitiva que havíamos obtido desde quando viemos ao mundo. Jean Piaget estudou e gerou a teoria do desenvolvimento cognitivo em crianças, mas assim como nelas, o nosso desenvolvimento cognitivo está em constante evolução, pois estamos aprendendo coisas novas há todos os momentos, e como nas crianças a fase operacional formal ocorre de forma eficaz após a fase operacional concreta deixando de lado todo o achismo que as atividades mentais e as formas de aprendizado ocorrem  de formas diferenciadas uma da outra. Esta teoria de aprendizagem é denominada cognitivismo.
O Behaviorismo é a ciência que estuda o comportamento dos seres vivos, e com isto, praticando esta ciência o construtivismo encontra varias falhas em relação a concepção de homem do Behaviorismo Radical, e com isto não se torna o método de educação ideal para uma escola que é para o povo de todas as classes sociais e físicas. Além do mais o construtivismo é uma teoria de aprendizagem que na concepção de muitos, não dá certo, entretanto, ‘teoria de ensino é uma explicação racional sobre uma forma de organizar condições de ensino, para que determinadas aprendizagens ocorram com eficácia’.
O humanismo é um método de educação que pode tanto ajudar quanto transformar pessoas tanto na educação formal quanto na informal, pois como diz o professor Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo, educação transforma pessoas, pessoas transformam o mundo.”, e é esta mesma educação que pode ser repassada em pessoas, que além de servir pra a pessoa que está sendo educada, serve também para quem está educando, além disso é um método que possui alguns requisitos para dar certo(Figura 1, 2). Por isso que os fundadores da Associação e alguns educadores decidiram adotar o método de educação humanista.
Imagens:
(Figura 1, Dinâmica inicial educacional com educandos do Cursinho Popular)
BALESTRE, R.S (2019)

(Figura 2, Aula dinâmica, com sala organizada em círculo)
BALESTRE, R.S (2019)
Referências

CHÂTEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. ed.133. São Paulo: editora , 1908.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FARIA, Wilson de. Teorias de ensino e planejamento pedagógico. São Paulo, 1987. 
BARROS, F. J. T.

Por Ramires Santos Balestre

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